O que a consultoria pode fazer pela sua empresa????

 Quais os lucros ela pode te trazer? 

Francisco Medeiros, responde.

 

CONSULTORIA

CONSULTORIA EXTERNA ?    QUANDO CONTRATÁ-LA !!!

 

 

1.     A organização tem meios de identificar qual o tipo de serviço a ser contratado, e qual a sua abrangência ?

2.     A organização tem recursos humanos e tecnológicos para desenvolver os  trabalhos internamente ?

3.     Qual o custo benefício de designar funcionários para executar o projeto internamente ?

4.     Qual o impacto nos trabalhos do dia-a-dia ?

5.     Qual o grau de independência requerido dos funcionários designados para executar tais trabalhos ?

6.     Qual o comprometimento que a alta administração tem com esse projeto e, politicamente qual é o impacto interno de executar o projeto com os recursos da organização ?

7.     Traz tecnologia de ponta ?

8.     O Consultor tem conhecimento próprio de causa ?

9.     O Consultor é conhecido no mercado ?

10.   A organização pesquisou alguma empresa (s) que já obtivera consultoria e com qual o consultor ?

11.   Não se esqueça; antes de contratar um consultor externo, pesquise a sua reputação técnica.


 

COMO calcular seu retorno antes de investir

 

Faça as contas para descobrir se o seu negócio terá o retorno desejado

O retorno de um empreendimento é medido pela relação entre o lucro operacional do negócio e o total de investimentos (investimento fixo mais capital de giro). A Projeção que faremos será anual e exige do empreendedor informações seguras sobre o negócio que pretende abrir. No final, teremos a taxa de retorno anual de investimento.

 

COMO OBTER O LUCRO OPERACIONAL

Em primeiro lugar, vamos avaliar o potencial de receitas que a nova atividade terá. Para isso, o empreendedor deve conhecer cada um dos produtos e o potencial de venda em cada nicho de mercado identificado. Siga as instruções:

 

PROJEÇÃO DAS VENDAS

. Faça a projeção de vendas de seu futuro negócio - por quantidade de produtos em cada nicho de mercado - e anote a tabela a seguir.

. Inicie a projeção com a estimativa de vendas para cada mês do ano. Depois some os 12 meses para ter a projeção anual de vendas.

. Conhecido o potencial de vendas de cada produto, em cada nicho de mercado, o próximo passo é definir qual será o preço unitário do produto/serviço em cada um dos nichos. Para calcular o preço de custo de um determinado produto/serviço, utilize a seguinte fórmula:

 

           Custo unitário do produto (1)

PC =  –––––––––––––––––––––––––––––

          1-(custos de comercialização em %) (2)

 

(1) Custo unitário do produto = (custo fixo unitário + custo variável unitário)

(2) Custo de comercialização = comissão de vendas (%) + ICMS (%) + PIS (%) + Finsocial (%) + custo de expedição (%)

 

Muitas empresas fixam seus preços de venda a partir do cálculo de seus custos de produção e administração, acrescidos dos impostos sobre vendas, outros custos de comercialização e a margem de lucro.

No entanto, em mercados competitivos os preços a serem praticados devem ser definidos com base no que o mercado está disposto a pagar pelo produto/serviço e pelo atendimento oferecido pela empresa.

Consequentemente, sua política de preços poderá operar no intervalo entre o maior preço que o mercado está disposto a pagar e seu preço de custo, conforme gráfico abaixo.

 

PROJEÇÃO DA RECEITA DE VENDAS

. Na tabela a seguir, preencha o preço unitário que você definiu para cada produto, em cada nicho de mercado, e multiplique pelas quantidades a serem vendidas, obtidas na tabela anterior.

. Com a soma de todos os produtos ou serviços, na última coluna, você obterá a projeção total anual de vendas.

. O resultado das receitas brutas, que você já obteve ainda é insuficiente para medir o retorno total do investimento. O próximo passo é fazer os cálculos das vendas líquidas.

CÁLCULO DAS VENDAS LÍQUIDAS

. Anote as vendas brutas de seu negócio na tabela a seguir. Considerando como tais a projeção da receita total de vendas obtida na tabela anterior.

. Depois, subtraia os impostos incidentes, com base no quadro obrigações mensais do micro e pequenas empresas.

. Não se esqueça de que as vendas foram calculadas para um período de 12 meses, e que os cálculos dos impostos devem acompanhar essa projeção.

. O resultado da subtração das vendas brutas, menos impostos, resulta nas vendas líquidas estimadas para seu futuro negócio.

 

OBRIGAÇÕES ANUAIS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

CÁLCULOS DOS CUSTOS DAS VARIÁVEIS

. Anote, na planilha abaixo, os totais dos custos variáveis relativos às vendas a serem realizadas. Para tanto, é necessário levantar os custos das matérias-primas empregadas na produção, bem como os salários e encargos do pessoal diretamente ligado a produção ou a prestação de serviços.

. Lembre-se de que os cálculos das receitas foram feitos para 12 meses e que os custos devem acompanhar essa projeção.

. Depois de relacionar, na planilha, todos os custos variáveis, some-os e anote o resultado na linha total dos custos variáveis.

. O último passo é obter a margem de contribuição. Para tanto, é preciso subtrair da receita líquida de vendas o total de custos variáveis.

Avalie custos e investimentos

CÁLCULOS DOS CUSTOS FIXOS

. Para se obter o total dos custos fixos é necessário anotar, na tabela a seguir, cada um dos custos solicitados, multiplicando-se os gastos mensais estimados por 12, para se obter os gastos anuais, em cada item.

. Subtraindo-se os custos fixos da margem de contribuição obteremos o lucro operacional.

. Quanto maior o lucro operacional, em relação às vendas líquidas, maior será a rentabilidade do seu futuro negócio.

 

PONTO DE EQUILÍBRIO

. Outro conceito importante para o futuro empreendedor é o de ponto de equilíbrio. É a situação em que as receitas totais se igualam aos custos totais. A partir desse ponto o empreendimento começa a ser rentável.

 

Para calcular o ponto de equilíbrio basta aplicar a fórmula ao lado, retirando informações das tabelas anteriores.

Multiplicando-se o resultado obtido pela receita líquida de vendas, você obterá o volume de receitas, a partir do qual seu negócio começa a dar lucro.

 

CÁLCULO DO INVESTIMENTO NECESSÁRIO

 

. Há duas categorias principais de investimentos: investimento fixo e investimento circulante (capital de giro).

. O investimento fixo é destinado a prover a organização de máquinas, equipamentos, instalações, móveis, utensílios, veículos etc. A tabela a seguir vai auxiliá-lo na elaboração do orçamento de investimentos fixos.

 

INVESTIMENTOS FIXOS

. Anote os equipamentos, as máquinas e os utensílios que você já identificou como necessários no fluxo de processos organizacionais básicos de seu negócio.

. Complemente a tabela com outros investimentos fixos indispensáveis para a abertura de seu negócio. Confira se eles realmente vão contribuir para a satisfação dos clientes.

CAPITAL DE GIRO

O capital de giro representa o volume mínimo de recursos que a futura empresa deverá manter disponível para as despesas iniciais do negócio.

Bem como para financiar os estoques de matérias-primas, materiais secundários e de comercialização do produto ou serviço. Além do financiamento de vendas a prazo, quando for o caso. Utilize a tabela para calcular suas necessidades e disponibilidades.

Conheça as linhas de crédito

Existem linhas de crédito disponíveis para financiar seu novo negócio

O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil são algumas das instituições que financiam a abertura de novos negócios.

Na tabela acima estão relacionadas as linhas de crédito disponíveis para as micro e pequenas empresas. O financiamento oferecido serve para obter tanto investimentos fixos quanto capital de giro.

CÁLCULOS DA TAXA DE RETORNO ANUAL

Agora que você já conhece seu lucro operacional e o investimento total anuais obtido em cálculos anteriores, é hora de descobrir o retorno anual de seu negócio.

Para tanto, aplique a fórmula ao lado e terá a taxa (percentual) de retorno do empreendimento em 12 meses.

Garanta a exclusividade da marca

Segundo o INPI, a marca é um privilégio legal concedido pelo Estado a fim de garantir o direito de uso exclusivo do proprietário, no seu ramo de atividade econômica.

Essa proteção é concedida tanto na forma gráfica (desenho, imagem, emblema etc.) quanto gramatical (palavras, algarismos etc.)

O registro é uma garantia para o empresário. Evita que, após o esforço para fazer sua marca conhecida, outros a usem. Ou o que ele adote uma marca já registrada e seja obrigado a abandoná-la por exigência de seu detentor.

Os direitos sobre a marca são por um prazo de dez anos, prorrogáveis por períodos sucessivos e iguais, a pedido do titular. Caso isso não ocorra, o registro é extinto e a marca cai em domínio público.

REGISTRE SUA MARCA

1. Pedido de registro ao INPI

Feito em formulário próprio, deve conter informações e dados da marca e do requerente.

2. Processamento do pedido

INPI verifica se o pedido não se enquadra nos casos de impedimento previstos no Código da Propriedade Industrial e se não há coincidência, ou seja, se não existem pedidos ou registros anteriores.

3. Publicação do pedido da marca na "Revista de Propriedade Industrial"

Vencida a etapa anterior, a publicação é feita para que outros interessados, se for o caso, apresentem oposição. O prazo para tanto é de 60 dias.

4. Decisão do INPI

Concederá, recusará ou arquivará o pedido de registro da marca, cabendo recurso da decisão.

O INPI considera a patente um privilégio legal concedido aos inventores e a outras pessoas detentoras dos direitos de invenção de um produto, do processo novo de fabricação ou aperfeiçoamento de produtos e processos já existentes. Através da carta-patente, o titular é o único que pode explorar o objeto da patente - por um determinado período de anos -, podendo industrializar, vender ou transferir para terceiros seus direitos que, ao término do privilégio, serão de domínio público.

OBTENHA CARTA-PATENTE

Pedido de registro ao INPI

Feito em formulário próprio, cumprirá disposições legais, que poderão durar até 18 meses. Algumas das fases do processo são de iniciativa do próprio requerente e devem ser cumpridas sob pena de arquivamento do pedido.

Publicação do pedido na "Revista de Propriedade Industrial"

Vencidas as exigências iniciais, após 18 meses o pedido é publicado e concedido prazo de até dois anos para que seja apresentado oposição à concessão da patente.

A decisão do INPI defere ou não o pedido.